Ao contrário do que anteriormente se supunha, e à semelhança da terra, o fundo do mar possui grandes irregularidades; vales e montanhas com dimensões por vezes gigantescas.
Plataforma Continental – Zona adjacente a um continente (ou em redor de ilhas, no caso da plataforma insular) que se estende a partir do nível das marés baixas até a uma profundidade onde existe habitualmente um nítido aumento de declice em direcção às grandes prfundidades oceânicas. Estas superfíces são planas com inclinações reduzidas (5º), afundando até 200 m. A sua extensão média é de 60 Km, podendo variar entre 1000 Km no Ártico, e alguns Kms nas costas oeste da América do Norte e do Sul.
Vertente Continental – Declive limitado pelo bordo da plataforma continental e o início da rampa continental, ou pelo ponto que marca uma diminuição do declive. Esta zona com uma inclinação superior à plataforma continental (em média 4º), desce até uma profundidade de 2 a 3 Km.
Assim como na plataforma continental existe nestes fundos uma grande quantidade de sedimento fino (lama e areia) proveniente da erosão continental. Aqui podem-se também encontrar grandes desfiladeiros submarinos.
Planícies Abissais – São as mais extensas regiões planas que podemos encontrar em todo o planeta. Encontram-se a profundidades de 3 a 5 Km.
Fossa Submarina – Depressões relativamente inclinadas, profundas e estreitas. Surpreendentemente estas fossas são sempre encontradas junto das margens continentais e nunca no meio das grandes bacias oceânicas. Estão associadas a vulcões activos e a fortes terramotos.
Sem comentários:
Enviar um comentário